OS IMPACTOS DAS PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

Palavras-chave:

Ensino, História da tecnologia na educação, inteligência artificial, Tecnologia digital educacional

Resumo

Desde as primeiras décadas do século XX, vislumbra-se a aplicação de meios tecnológicos para disseminar o ensino e melhorar sua qualidade no Brasil. Essa assertiva pode ser comprovada ao abordar a criação, em 1923, da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que passou a difundir aulas sobre línguas portuguesa e francesa, geografia, história do Brasil, higiene, silvicultura, química, física etc. Em 1936, a rádio foi transformada na Rádio do Ministério da Educação (MEC). Iniciativas semelhantes foram desenvolvidas por meios semelhantes e, em 1973, ocorreu a I Conferência Nacional de Tecnologia Aplicada ao Ensino Superior no Rio de Janeiro, ocasião em que foi apresentada a possibilidade de utilização de computadores na educação. Atualmente, são utilizados computadores, tablets, celulares, lousas digitais, plataformas de ensino à distância, redes sociais e softwares na difusão de informações e saberes, de forma que é pertinente abordar a história do emprego das tecnologias digitais pelos educadores brasileiros e confrontar com a Competência 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também, cabe abordar os impactos das novas tecnologias (inteligência artificial, hologramas, big data, jogos virtuais, realidade aumentada etc), e, principalmente, promover uma reflexão sobre as características da escola e do aluno da era moderna e da era contemporânea e as consequências da internet e da globalização na escola contemporânea.

 

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Biografia do Autor

Higor Vinicius Nogueira Jorge, Polícia Civil do Estado de São Paulo

Delegado de Polícia. Graduado em Direito (UniToledo - Araçatuba) e Mestrando em Educação (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS – Paranaíba – MS)

Diogo da Silva Roiz, Universidade Estadual de Mato Grosso de Sul

Professor Associado na Universidade Estadual de Mato Grosso de Sul (UEMS). Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também concluiu estágio de pós-doutorado em 2015.

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Publicado

05-04-2024

Como Citar

Nogueira Jorge, H. V., & da Silva Roiz, D. (2024). OS IMPACTOS DAS PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Revista Eletrônica Direito & TI, 2(18), 52–61. Recuperado de https://www.direitoeti.com.br/direitoeti/article/view/204