Português Português

Inglês

Autores/as

  • Lahiri Trajano de Almeida Silva Universidade Católica do Salvador
  • Português Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Cámara de eco, Campaña electoral patrocinada, Noticias falsas, derecho, Redes sociales

Resumen

Neste artigo refletimos acerca das dimensões jurídicas, políticas e éticas referentes ao uso da segmentação e disseminação orgânica de mensagens políticas online patrocinadas durante o pleito eleitoral e o risco de manipulação do pleito e como o ecossistema das redes sociais tornou-se um ambiente fértil para a disseminação de teorias da conspiração, desinformação, discurso de ódio e de ataque a Democracias. Empresas como o Twitter e a Meta, mediante suas plataformas, têm apresentado uma complexidade crescente na prestação de seus serviços, o que tem repercutido em um aumento da diversidade de estudos sobre o tema. Em paralelo, a sociedade moderna tem se caracterizado pela teoria dos sistemas sociais, sobretudo por sua especialização funcional. A verdade é tema da ciência; o poder, da política; a validade, do direito; a informação, dos meios de comunicação de massa; e os valores, da ética. Para tanto, utilizamos o método dialético no presente estudo, a partir dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, considerando seu campo interdisciplinar, com o intuito de analisar os efeitos da propaganda política segmentada na Internet e dos dispositivos conectados na disseminação de informações virais online, no aumento da desinformação e polarização política e nos casos de abuso econômico durante as eleições, de modo a verificar sua repercussão e impacto no domínio jurídico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lahiri Trajano de Almeida Silva, Universidade Católica do Salvador

Especialista em Perícia Criminal pela Secretaria Nacional de Segurança Pública/SENASP-FIB. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Salvador. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2168894428689766.

Português, Universidade Federal de Sergipe

Doctor en Derecho por la Pontificia Universidad Católica de São Paulo - PUC/SP. Realizó una pasantía posdoctoral en el área de Democracia y Derechos Humanos en el Ius Gentium Conimbrigae - IGC/CDH, en la Universidad de Coimbra. Magíster en Derecho por la Universidad Católica de Pernambuco - UNICAP. Especialista en Derecho Público, con énfasis en Derecho Constitucional, Administrativo y Tributario por la Escuela Superior de Magistratura de Pernambuco - ESMAPE. Profesor del Programa de Posgrado en Derecho de la Universidad Federal de Sergipe. Fue profesor de la maestría en Derecho de la Universidad Católica de Salvador - UCSal/BA. Integrante del grupo de investigación Constitución, Política e Instituciones Judiciales (UnB y UCSal). Coordinadora de la Revista Ríos. Abogado.

Citas

ALBA, D.; BLOOMBERG. Meta is making millions off political ads from fake ‘pink slime’ newsrooms. Fortune, 27 out. 2022. Disponível em: https://fortune.com/2022/10/27/meta-facebook-instagram-making-millions-political-ads-fake-pink-slime-newsrooms-newsguard. Acesso em: 30 out. 2022.

ALEXY, R. Teoria dos direitos fundamentais. Tradução de Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros, 2008. (Coleção teoria & direito público).

ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo: Anti-semitismo, Imperialismo e Totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras. 2004.

BARROSO, Luís Roberto. O ódio, a mentira e a democracia. IberIConnect. 10 jan. 2022. Disponível em: https://www.ibericonnect.blog/2022/01/o-odio-a-mentira-e-a-democracia-2/. Acesso em: 17 nov. 2022.

BONAVIDES, P. Ciência Política. 17 ed. São Paulo: Malheiros, 2010.

BRADSHAW, S. Disinformation optimised: Gaming search engine algorithms to amplify junk news. Internet Policy Review, v. 8, n. 4, 2019, p. 1-24. https://doi.org/10.14763/2019.4.1442

BRADSHAW, S.; HOWARD, P. N. Why Does Junk News Spread So Quickly Across Social Media? Knight Foundation, 2018. Disponível em: https://www.oii.ox.ac.uk/blog/why-does-junk-news-spread-so-quickly-across-social-media/. Acesso em: 17 nov. 2019.

BRIGHT, J.; MARCHAL, N.; GANESH, B.; RUDINAC, S. Echo chambers exist! (But they’re full of opposing views). ArXiv:2001.11461 [Cs, Stat], 2020. Disponível em: http://arxiv.org/abs/2001.11461. Acesso em: 17 nov. 2019.

CARRIE, J. Twitter to ban all political advertising, raising pressure on Facebook. The Guardian, 30 out. 2019. Disponível em: https://www.theguardian.com/technology/2019/oct/30/twitter-ban-political-advertising-us-election. Acesso em: 31 out. 2019.

CHADWICK, A. The hybrid media system: Politics and power. Oxford University Press, 2013.

COMISSÃO EUROPEIA. O Código de Conduta sobre a Desinformação, um ano depois: as plataformas em linha apresentam relatórios de autoavaliação. Declaração. 29 out. 2019. Disponível em: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/ detail/pt/STATEMENT_19_6166. Acesso em: 17 nov. 2019.

CURTIS, C. Ao contrário do Facebook, o Snapchat verificará os anúncios políticos. 19 nov. 2019. Disponível em: https://thenextweb.com/news/unlike-facebook-snapchat-will-fact-check-political-ads. Acesso em: 27 nov. 2019.

DEBRAY, R. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis: Vozes, 1994.

DYLAN, B. Facebook's Zuckerberg holds line on political ads, but microtargeting could change. NBC News, 5 nov. 2019. Disponível em: https://www.nbcnews.com/tech/tech-news/facebook-s-zuckerberg-holds-line-political-ads-microtargeting-could-change-n1076566 Acesso em: 17 nov. 2019.

EUROESTAT. Archive: Internet access and use statistics - households and individuals. Revision as of 18:20, 16 December 2016. Disponíel em: https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Archive:Internet_ use _statistics_-_individuals. Accesso em: 17 nov. 2019.

FARIA, A. M. Imprensa e interesse público. In: DUARTE, J. (Org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. p. 174-179

FARKAS, J.; SCHOU, J. Fake news as a floating signifier: Hegemony, antagonism and the politics of falsehood. Javnost: The Public, v. 25, n. 3, 2018, p. 298-314. doi:10.1080/13183222.2 018.1463047

GIL DE ZÚÑIGA, H.; Veenstra, A.; Vraga, E.; Shah, D. Digital Democracy: Reimagining Pathways to Political Participation. Journal of Information Technology & Politics, v. 7, n. 1, 2010, p. 36-51.

GLAZER, E. Google Weighs Changes to Political Ad Policy. The Wall Street Journal, 6 nov. 2019. Disponível em: https://www.wsj.com/articles/google-weighs-changes-to-political-ad-policy-11573081092. Acesso em: 17 nov. 2019

GLAZER, E.; HAGGIN, P. Political Ads Are Flourishing Online. Few Agree How to Regulate Them. The Wall Street Journal, 15 nov. 2019. Disponível em: https://www.wsj.com/articles/as-political-ad-spending-balloons-online-consensus-on-regulation-is-elusive-11573813803?mod=cx_picks&cx_navSource=cx_picks&cx_tag=contextual&cx_artPos=4#cxrecs_s. Acesso em: 17 nov. 2019.

GOMES, Helton Simões. Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet, diz IBGE. G1. Globo. 21 fev. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/brasil-tem-116-milhoes-de-pessoas-conectadas-a-internet-diz-ibge.ghtml. Acesso em: 20 set. 2019.

GRUPO CCR. Brasileiro é um dos campeões em tempo conectado na internet. G1. Globo. 22 out. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/noticia/2018/10/22/brasileiro-e-um-dos-campeoes-em-tempo-conectado-na-internet.ghtml. Acesso em: 22 out. 2019.

HALPERN, Sue. The Problem of Political Advertising on Social Media. The New Yorker, 24 out. 2019. Nossa tradução. Disponível em: https://www.newyorker.com/tech/annals-of-technology/the-problem-of-political-advertising-on-social-media. Acesso em: 30 out. 2019.

HEIKKILÄ, N. Online antagonism of the alt-right in the 2016 election. European Journal of American Studies, v. 12, n. 2, 2017, p. 12-12. https://doi.org/10.4000/ejas.12140

HERN, A. Google and Facebook 'considering ban on micro-targeted political ads'. The Guardian, 7 nov. 2019. Disponível em: https://www.theguardian.com/media/2019/nov/07/google-facebook-considering-ban-micro-targeted-political-ads. Acesso em: 16 nov. 2019.

KENT, J. L.; CAPPETTA, M. Facebook's former security chief: U.S. is unprepared for 2018 elections. NBC News, 18 out. 2018. Disponível em: https://www.nbcnews.com/tech/tech-news/facebook-s-former-security-chief-u-s-unprepared-2018-elections-n921396. Acesso em: 17 nov. 2019.

KOVACH, B.; ROSENSTIEL, T. Elementos do Jornalismo. São Paulo: Geração Editorial, 2003.

LINHARES, R. N. Internet e Ação Comunicativa como elementos do Espaço Público sob uma perspectiva habermasiana: crise e transição. Novos Olhares, USP/SP, ano II, n. 4, 2º sem. 1999, v. 1. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/novosolhares/issue/view/4269. Acesso em: 10 out. 2019.

MARCHAL, N.; KOLLANYI, B.; NEUDERT, L.; HOWARD, P. N. Junk News During the EU Parliamentary Elections: Lessons from a Seven-Language Study of Twitter and Facebook. Oxford Internet Institute, University of Oxford. Data Memo, 2019.3.

MARGETTS, H.; JOHN, P.; HALE, S.; YASSERI, T.; JOHN, P. Political turbulence: how social media shape collective action. Princeton University Press, 2015.

MORAES, A. Constituição do Brasil interpretada e Legislação Constitucional. São Paulo: Atlas, 2006. p. 127-128.

MORIN, Edgar. O Método IV: as idéias; a sua natureza, habitat e organização. Sintra: Publicações Europa-América Ltda., 1991.

OLUKOTUN, O. Snapchat anuncia que não banirá anúncios políticos, mas os examinará em busca de fatos. 20 nov. 2019. Disponível em: https://innovation-village.com/snapchat-announces-it-wont-ban-political-ads-but-vet-them-for-facts/. Acesso em: 21 nov. 2019.

OPEN KNOWLEDGE FOUNDATION. Facebook desafiado a combater a disseminação de 'notícias falsas' antes das eleições europeias vitais. 26 fev. 2019. Nossa tradução. Disponível em: https://blog.okfn.org/2019/02/26/facebook-challenged-to-tackle-the-spread-of-fake-news-ahead-of-vital-european-elections/. Acesso em: 31 dez. 2022.

PIEPER, O. Como definir Bolsonaro politicamente? DW. Política Brasil. 30 dez. 2022. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/como-definir-bolsonaro-politicamente/a-64221491. Acesso em: 31 dez. 2022.

PINHEIRO, G. P. Aula sobre regulação das fake News no Brasil e o PL 2630/2020. IDP. 25 nov. 2021.

PINTO, J. M. R. A teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas: conceitos básicos e possibilidades de aplicação à administração escolar. Paidéia, Ribeirão Preto, n. 8-9, fev./ago. 1995.

PIOVEZANI, C.; COURTINE, J. História da fala pública: Uma arqueologia dos poderes do discurso. Editora Vozes. Petrópolis, RJ, 2015.

ROBSON, D. Por que a crença de que vivemos em bolhas talvez seja um mito. BBC NEWS. 23 jul. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-44829514. Acesso em: 17 nov. 2019.

ROGERS, Charlotte. Facebook refuses to revise micro-targeting policies ahead of the general election. MarketingWeek, 8 nov. 2019. Disponível em: https://www.marketingweek.com/facebook-micro-targeting-general-election/. Acesso em: 10 out. 2019.

SILVA, L. T. A. A aplicação do conceito de mínimo existencial ao direito animal: uma análise crítico-reflexiva. Revista Latino-americana de Direitos da Natureza e dos Animais, v. 3, n. 1. 2020. Disponível em: https://periodicos.ucsal.br/index.php/rladna/issue/view/178. Acesso em: 8 mar. 2023.

SOBKOWICZ, P.; SOBKOWICZ, A. Agent Based Model of Anti-Vaccination Movements: Simulations and Comparison with Empirical Data. Vaccines, v. 9, n. 8, 809, 2021, p. 1-26. Disponível em: https://doi.org/10.3390/vaccines9080809

SUNSTEIN, C. Republic.com 2.0. Princeton: University Press, 2007.

SUNSTEIN, C. R. Sunstein on the Internet and Political Polarization. The University of Chicago, The Law School, 14 dez. 2017. Disponível em: https://www.law.uchicago.edu/news/sunstein-internet-and-political-polarization. Acesso em: 17 nov. 2019.

VELOSO, C. M. S.; AGRA, W. M. Elementos de Direito Eleitoral. São Paulo: Saraiva, 2016. p. 112.

WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

Publicado

2023-09-23

Cómo citar

Trajano de Almeida Silva, L., & Português, P. (2023). Português Português: Inglês. Revista Eletrônica Direito & TI, 1(15), 129–155. Recuperado a partir de https://www.direitoeti.com.br/direitoeti/article/view/130